terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Memórias de Herval: Fragmentos da História

O trabalho que apresento (abaixo) é resultado de muito esforço. Esforço que se fosse contabilizado ficaria mais ou menos assim: 18 meses de agonia, 60 horas de viagens, seis meses de pesquisa, 30 dias de gravação, duas câmeras, uma semana de problemas técnicos, um gravador, 11 personagens, 50 madrugadas em claro, vírus no HD, desespero para o prazo de entrega, além de cinco semanas de choradeira na edição. Assim foi a saga de criação do documentário, Memórias de Herval: Fragmentos da História.

Um trabalho que busca retratar através de seus personagens, histórias de luta, de trabalho e que tem como principal objetivo, valorizar a vida dos Hervalenses que aqui estão representando todos os moradores da pequena cidade. Dentre os 11 personagens entrevistados apenas um teve de ficar de fora, isto por conta de problemas técnicos difíceis de resolver quando sua equipe está resumida apenas a uma pessoa, você.

O fato de eu ter nascido em Herval, influenciou muito na escolha do trabalho, mas, a minha motivação principal foi a de encontrar histórias que não estão registradas em livros, ou documentos e sim histórias carregadas de sentimentos que me fizeram entender muito mais sobre a cidade. A partir delas, entender melhor o desenvolvimento social local.

Como ser humano certamente absorvi valores que não estão disponíveis em prateleiras, conheci pessoas que certamente gostaria que meus filhos e netos também conhecessem. Nunca tive a pretensão de retratar uma história fiel e sim trazer a tona muitas histórias, porque acredito que o mundo é feito pelas pessoas e certamente nenhuma delas é igual.

Ao invés de colocar tudo em um pacote de normas e regras, eu fiz um trabalho livre, que deu a mesma liberdade para os personagens que nas mais de 30 horas de gravação abriram seu coração e sua mente para me ajudar a construir apenas o primeiro de todos os trabalhos que eu gostaria de realizar.

Certamente 300 horas de gravação não caberiam em um trabalho que no máximo deveria ter 30 minutos, mas, cabem no meu HD e em breve outras histórias que não estão no documentário serão divulgadas aqui no Blog.




Nenhum comentário:

Postar um comentário