segunda-feira, 21 de março de 2016

Herval: Obras da nova Sede da Educação e Cultura em fase de finalização



DSC09757
São muitos anos de história guardados nas paredes, corredores, cômodos e na bela fachada que data, 1923. A casa que por muitos anos pertenceu à família Oliveira, proprietários do Jornal O Herval, agora pertence à Prefeitura Municipal e será a nova Sede da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer. As obras que iniciaram em outubro de 2015, estão em fase de finalização com previsão de entrega para a primeira quinzena do mês de abril.
Para se adaptar ao novo momento, a casa teve de passar por diversas reformas, visto que pela passagem dos anos tinha algumas partes completamente deterioradas, como as janelas, pisos, forros, telhas, parte elétrica e parte hidráulica, bem como foi necessário à criação de novos banheiros e a adaptação de toda a estrutura para portadores de deficiência. Foram mantidas e reformadas as portas, paredes, fachadas e colunas. Um investimento de R$ 354.466,63 através de recursos próprios, Fundeb e MDE.
O arquiteto responsável pela reforma Márcio Poersch explica que a obra está sendo realizada por uma construtora de São Lourenço do Sul, e que a casa está passando por uma reforma, não uma restauração, já que no município existem leis de tombamento, porém não há nenhum patrimônio móvel ou imóvel, protegido. “Mesmo sem a necessidade de manter os traços antigos, nós optamos por isso e aproveitamos tudo o que foi possível e para deixar a casa ainda mais bonita acrescentamos um toque de modernidade, como a substituição das telhas coloniais pelas telhas de cerâmica francesa” explica Márcio. Os resultados do contraste já podem ser observados por todos que circulam entre a esquina da rua Marechal Floriano com a Júlio de Castilhos.
Para ver o andamento e a finalização das obras, o Prefeito Ildo Sallaberry acompanhado do morador hervalense Enildo Sais, esteve na casa onde puderam ver de perto todo o trabalho que está sendo realizado. “Essa é uma grande conquista do município, além de estarmos preservando nossa história, através dos traços mais importantes, como a fachada, portas e outros elementos, estamos garantindo para educação e cultura espaços mais adequados para comportar as equipes de trabalhos e a criação de novos espaços” complementa o Prefeito Ildo.

Herval: Assistência Social e CRAS realizam a VII Semana da Mulher

Apresentação1
A Secretaria de Assistência Social juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promove e convida as mulheres do município a participar da VII Semana da Mulher, realizada nos dias, 29, 30 e 31 de março na Secretaria de Assistência Social, com intensa programação voltada ao público feminino, além de shows e sorteio de prêmios.
A abertura oficial ocorre no dia 28, as 13h30, e a tarde continua com apresentações de dança do grupo Art e Dance e Cia, palestra com profissional da Emater com a temática Mulher: Expressão pelo movimento, coffe break e sorteio de prêmios. Além disso, durante o evento será oferecido no período da manhã, cortes de cabelo. Também estará disponível diariamente, a Equipe da Unidade Básica de Saúde – UBS, agendando Exames de saúde das mulheres, e esclarecendo dúvidas das participantes durante todo o evento.
Sob a orientação da Secretária Tânia Sallaberry, a equipe de trabalho empenhou-se para realizar a VII Semana da Mulher pensando em uma programação para atender todos os perfis das mulheres de nosso município. Também são propostos momentos de lazer, troca de experiências, saúde da mulher e interatividade das mais diversas culturas em que nossas mulheres estão inseridas. No último dia de evento acontece a escolha da Rainha da VII Semana da Mulher, com inscrições no local, e o show de encerramento fica por conta da cantora Xana Gallo, que tem em seu repertório belas canções de MPB, Bossa Nova entre outros ritmos.

Programação
Dia 28/03 Segunda Feira – 13h30min- Cerimônia de Abertura – Grupo Art Dance e Cia – Palestra Emater Mulher: Expressão pelo movimento – Atividade Livre – Cofee Break – Sorteio de Prêmios.
Dia 29/03 Terça Feira – 13h30min – Abertura – Dança de Rua Projeto Ctrl-A – Palestra: Diabetes – Dra. Dayana Navarro -Atividade física Saúde e qualidade de vida – Conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo – Cofee Break -Atividade Livre – Sorteio de Prêmios.
Dia 30/03 Quarta Feira – 13h30min – Abertura – Inscrições para Rainha da VII Semana da Mulher – Palestra: Orientação e Proteção às famílias – Denise Cabreira Silveira Presidente do COMDICA – Escolha da Rainha da VII Semana da Mulher – Cofee Break – Palestra Xana Gallo – Sorteio de Prêmios.

Cantora - Xana Gallo

Herval:Conselho Municipal seleciona produtores para aquisição de insumos

Conselho de Desenvolvimento Rural
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural em reunião extraordinária na terça, 15, na Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento realizou a seleção dos beneficiários para o Programa de Aquisição de Insumos via consulta popular /2015. Trata-se de uma linha de crédito pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais FEAPER, através do banco Badesul, tendo a EMATER como responsável pela elaboração dos projetos.
As inscrições foram abertas no dia 3 de Março e se encerraram no dia 15. Para participar o critério estipulado conforme relação da Inspetoria Veterinária era que cada produtor obtivesse no máximo 50 bovinos e 100 ovinos e trabalhar exclusivamente com pecuária de corte. Ao todo, 53 produtores inscreveram-se e 15 foram selecionados por região através de sorteio.
O valor máximo por beneficiário ficará em torno de R$2.000,00, sendo 80% pago pelo Estado e 20% de contrapartida, pago pelos produtores que estiverem com os pagamentos em dia. O crédito poderá ser utilizado somente para a aquisição de insumos, destinados a pecuária de corte como, adubos, sementes medicamentos, sal mineral, ração, entre outros, conforme manual da Feaper.
Thiago Souza responsável pela elaboração destes projetos na Emater/Herval que trabalha em parceria com a Secretaria de Agropecuária e Desenvolvimento explica que o prazo para entrega na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) é até o final do mês. Para que isso aconteça, toda a equipe está empenhada em buscar e organizar os documentos dos 15 produtores contemplados. Além disso, Thiago explica que normalmente o processo para a liberação do crédito se dá em torno de 180 dias, por conta das questões burocráticas.
Para o Secretário de Agropecuária e Desenvolvimento Fernando Silveira, essa é mais uma conquista para o desenvolvimento rural do município, bem como as decisões tomadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural que trabalha justamente para melhorar, acompanhar e auxiliar os pequenos produtores na busca de  recursos e melhorias para o setor. Com isso todos ganham.
 Foto: Thiago Souza

Herval: 200 produtores serão beneficiados com calcário pelo projeto de consulta popular

12321183_552874341557451_5543853427626315564_n
Através do projeto de consulta popular de 2015, 200 produtores rurais da bacia leiteiros aprovados através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural serão beneficiados com 600 toneladas de calcário. O valor é oriundo do Estado através da secretaria de agricultura, pecuária e irrigação. Um total de R$ 31.000,00, sendo R$ 30.000,00 do estado e R$ 1 mil de contrapartida do município. Para dar encaminhamento ao projeto o Vice- Prefeito Luiz Alberto Perdomo, acompanhado do Secretário de Planejamento Toninho Veleda estiveram na tarde desta quarta-feira (15) na secretaria de agricultura, pecuária e irrigação.
Na opinião do Bebeto, trata-se de um investimento fundamental e extraordinário num município que encontra na bacia leiteira a alternativa mais viável para o desenvolvimento e incremento financeiro das pequenas e médias propriedades rurais e lotes da reforma agrária, sendo que a produção de forrageiras é o investimento mais demandado no âmbito local, com vistas a assegurar o aumento da produção e da qualidade do leite, medida que depende diretamente da correção da acidez do solo.
Bebeto agradece os profissionais do escritório local da Emater que colaboram na elaboração do plano de trabalho do investimento pretendido e também as equipes das secretarias de planejamento e agropecuária que em poucos dias reuniram e preparam toda a documentação exigida. Também ressalta a importância da prefeitura estar em dia em termos administrativos, livre do SPC das prefeituras, o que vem nos permitindo firmar convênios e acessar verbas oriundas do governo federal e estadual desde o primeiro ano do governo do prefeito primeiro Ildo Sallaberry.
A reunião que definiu os critérios aconteceu no último dia três de março na Secretária de Agropecuária e Desenvolvimento, sob a mediação do Secretário Fernando Silveira, juntamente com o Conselho Municipal de Agricultura. Na ocasião foram definidos que os beneficiários primeiramente serão os produtores que participaram do projeto de pastagem perene para o verão, executado pela cooperforte. Também foi definido que se houver sobra de materiais, serão doados a outros produtores aprovados em Conselho.

Texto: Toninho Veleda com colaboração de Fernanda de Freitas

Herval:Prefeito visita Polo de Educação Infantil e ouve solicitações da Direção

DSC09788
Aldaci Gonçalves, Vera Nobre, Ildo Sallaberry, Regina Pereira
Na tarde desta quarta-feira (16), o prefeito Ildo Sallaberry foi até o Polo de Educação Infantil Kelvin Vieira Sakai, atendendo ao pedido da Diretora Vera Nobre, Vice-Diretora Aldaci Gonçalves e Coordenadora Pedagógica Rosangela Pereira, para visitar o espaço e ouvir suas reivindicações a respeito do ano letivo que se inicia. Uma das pautas principais é o aumento do efetivo de profissionais ao quadro, e do remanejo de algumas áreas.
Antes da reunião com a diretoria, o Prefeito Ildo Sallaberry visitou todas as salas e conversou com os profissionais que atendem os 166 pequeninos matriculados e atendidos em período integral, recebendo as refeições necessárias, conforme cardápio avaliado por nutricionista. Os bebês do maternal estavam no momento do soninho e os outros educandos estavam realizando suas atividades de pintura, colagem, desenho entre outras.
Encantando com a educação e receptividade dos pequenos o Prefeito parabenizou todos os profissionais do Polo pelo ótimo trabalho que desenvolvem. Durante a reunião além da questão do aumento do efetivo, também foram apontadas pela Diretora Vera Nobre, outras necessidade, como funcionários com atestados, faltas sem justificativa e servidores para a conservação do espaço “Tivemos aumento do número de alunos, e precisamos de mais profissionais para atender de forma mais completa nossos pequenos, também é necessário que alguns funcionários sejam remanejados, já que muitos de nossos professores foram levados para escolas do interior” explicou a diretora.
Em resposta, o Prefeito Ildo deixou claro que já há um concurso homologado, e assim que o resultado final for apresentado, poderá enviar novos professores para o local, deixando claro que isso também será avaliado de acordo com o orçamento do município “Embora tenhamos alguns problemas, que sempre vão existir em qualquer gestão, nós estamos indo muito bem, somos um Polo de Educação Infantil referência na nossa região, e isso é mérito de todos vocês, diretores, professores e servidores. Eu vou fazer minha parte e trazer novos profissionais, mas dentro do orçamento do município e quanto ao remanejamento podemos providenciar isso com a Secretária de Educação, bem como podemos trazer novos estagiários também” complementou o Prefeito.

Hospital Nossa Senhora da Glória é contemplado com R$36 mil da SES através do Fundo Municipal de Saúde

DSC09652
Cumprindo o acordo com as Comissões municipais de Saúde apoiadas pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul FAMURS chegou ao município nesta semana R$ 36.000,00 destinado ao Hospital Nossa Senhora da Glória. Este valor é a junção de três parcelas de R$ 12.000,00, que deveriam ter chegado ao município a partir de dezembro de 2015. Trata-se de um montante de R$ 1.587.300,00 que era destinado para situações emergenciais para hospitais de Pequeno Porte ou filantrópicos com até 30 leitos. A verba estava sem uso na Secretária de Estado do Rio Grande do Sul, e só poderia ser passada fundo a fundo, sem restrições ou vinculações.
O Prefeito Ildo Sallaberry juntamente com outros prefeitos da região, Secretário de Saúde Dioner Azambuja e Presidente do Hospital Alfeu Fernandes participou de vários encontros da FAMURS junto a Secretária de Estado de Saúde para a liberação desta verba que só vem auxiliar o Hospital e o município “A situação não está fácil, na região já temos dois importantes hospitais referência, que estão oferecendo apenas urgência e emergência. Tudo que for possível conseguir será benéfico para nossa população” explica Ildo.
Frisando que o Estado ainda não está repassando as verbas estipuladas para o convênio mensal para  nenhum hospital, com a justificativa de não possuir dinheiro em caixa, o que está implicando na paralisação dos atendimentos de muitos hospitais da região. É importante enfatizar que esse montante de R$ 1.587.300,00 foi dividido para 53 Hospitais de pequeno porte com até 30 leitos, que se encontram em situação emergencial, não havendo mais verbas do estado para repasse. A situação dos hospitais neste momento está por conta do auxílio dos municípios.
O Secretário Dioner Azambuja explica que está verba foi repassada ao Hospital Nossa Senhora da Glória através do Fundo Municipal, conforme acordado entre Estado e FAMURS e rubricado por todos os presentes no encontro de 04 de novembro de 2015. O Presidente do Hospital Alfeu Fernandes agradece em nome da diretoria ao prefeito Ildo Sallaberry, ao vice-prefeito Luiz Alberto Perdomo, ao Secretário da Saúde, Carlos Dioner Azambuja, aos vereadores envolvidos, assim como os funcionários da Saúde que reivindicaram a favor desta causa.

Herval:Obras de Drenagem e esgotamento na rua Bonifácio Nunes

Além da Bonifácio Nunes o Prefeito Ildo visitou o inicio das obras do Caminhódromo.
Pref. Ildo, Cristian (morador) e Sec. Pierre
Pref. Ildo, Cristian (morador) e Sec. Pierre
Persistente e empenhada em melhorar a situação da rua Bonifácio Nunes, onde reside há mais de 30 anos, a moradora Erli Rodrigues esteve algumas vezes com o Prefeito Ildo Sallaberry para coloca-lo a par das necessidades e dificuldades que os moradores vinham enfrentando. Segundo ela em dias de chuva era quase impossível sair de casa “Tinha que utilizar a pedra grande que tem em frente a minha casa para eu passar, á agua não descia, assim como outros problemas que nós enfrentávamos. Agora com essa obra vai ficar tudo bem” conta ela.
O pedido já foi atendido e por meio de recursos próprios, o Prefeito Ildo Sallaberry juntamente com seu Vice Bebeto Perdomo autorizou a Secretaria de Obras a dar inicio a drenagem e rede de esgotos de 200m da Bonifácio Nunes. A drenagem está sendo realizada e boa parte dos bueiros já está colocada. Sob a orientação do Secretário de Obras Pierre Acosta, três servidores estão colocando os bueiros enquanto duas retroescavadeiras e dois caminhões fazem o trabalho de drenagem. A previsão é que em menos de sete dias os problemas estejam sanados.
 O Prefeito Ildo Sallaberry acompanhou o andamento das obras nesta manhã de terça-feira (15), e esteve junto com os moradores para ouvi-los. Cristian Rodrigues, morador da rua há 29 anos acompanhou o Prefeito e mostrou os locais onde o mau cheiro era mais constante, bem como os problemas estruturais da rua causados pelas enxurradas e pelo acúmulo de água “Agora que vai ficar bom, porque antes eram bem difícil pra nós” comemora Cristian.
Aproveitando a manhã de visitas, o Prefeito Ildo juntamente com o Secretário Pierre estive nas obras do caminhódromo da cidade que tiveram inicio nesta semana e neste momento está sendo realizada a primeira etapa terraplanagem. O caminhódromo vai contar com 1500 m² entre ida e vinda e está localizado na Avenida Otoni Amaro da Silveira. A previsão é de 60 dias para conclusão, sem contar as mudanças climáticas que podem atrapalhar o andamento das obras.

Herval: Atividades na Ctrl A permanecem com inscrições abertas

De volta aos projetos a Casa das oficinas (Ctrl A) em parceria com a Secretaria de Assistência Social, CRAS, Saúde, Turismo, Desporto e Lazer, e Secretaria de Educação volta das férias com novas ideias, oficinas e projetos, agregando conhecimento e cultura para nossos cidadãos hervalenses. As inscrições para os cursos permanecem abertas e podem ser realizadas no CRAS ou diretamente na Casa das Oficinas. Esta semana tem inicio a oficina de Yoga, ministrada pelo professor Lumilan Noda, na terça-feira das 20h às 21h15.
Sob a orientação do Diretor da Casa e Assessor para políticas de cidadania, cultural e artística Francisco Santos, os profissionais regem seus trabalhos na casa e também realizam itinerâncias em entidades do município, comunidades rurais e assentamentos. Confira abaixo as oficinas, dias e horários disponibilizados. Lembrando que não há limite de idade para participação. Em breve novas oficinas farão parte do cronograma, fiquem atentos aos meios de comunicação do município e a página do facebook do projeto Ctrl A.
Segunda-Feira: 11h – Violão, 14h- Violão, 18h – Bateria, 15h – Canto e Música, 16h– Baixo 18h – Bateria, 19h – Violão, 20h – Guitarra, 20h – Dança para relaxar, 21h – Cavaquinho.
Terça – Feira: 10h30min – Teatro e Fotografia, 14h30min – Teatro e Fotografia, 18h30min – Teatro e Fotografia, 20h – YOGA.
Quarta – Feira: 17h – Dança Livre Infantil, 19h – Dança Livre Adulto.
Quinta – Feira: 17h – Dança de Rua, 19h – Dança de Salão.

Município de Herval aumenta em 13,8% repasse para Hospital Nossa Senhora da Glória

Presidente do Hospital Alfeu Fernandes e Secretário de Saúde Dioner Azambuja
Presidente do Hospital Alfeu Fernandes e Secretário de Saúde Dioner Azambuja
Na tarde desta quinta-feira (10) o Secretário Dioner Azambuja recebeu o presidente da Liga Hospitalar de Assistência Social – Nossa Senhora da Glória Alfeu Pereira Fernandes, para a assinatura do aditivo de 13,8% ao convênio entre município e hospital. Trata-se do acréscimo de R$ 4 mil, somando- se aos R$ 29 mil já repassados mensalmente, somando-se R$ 33 mil ao mês, com recursos próprios, um montante de R$ 388.000,00 ao ano.
A solicitação do aditivo partiu do Presidente Alfeu Pereira Fernandes, ele explica que o hospital vem enfrentando muitas dificuldades por conta da falta de repasses do Estado, que não cumpriu até agora com o contrato firmado no ano de 2015, “Este auxílio é muito importante para que possamos continuar honrando com os nossos compromissos com a comunidade. Em nome da diretoria e equipe eu agradeço ao Prefeito Ildo, ao Secretário de Saúde Dioner por nos auxiliar a manter o hospital de portas abertas” enfatiza o Presidente Alfeu.
O Secretário de Saúde Dioner Azambuja explica que além dos repasses com recursos próprios, o município mantém ativo a compra de exames médicos para a população hervalense, como raio-x, eletrocardiograma e ultrassonografia, e acredita que essa parceria entre município e hospital é muito importante para a saúde do município, “Nós estamos auxiliando o hospital para que mantenha os atendimentos, visto a situação regional ainda somos os únicos a oferecer os serviços hospitalares básicos para a população” pontua Dioner.