Teve inicio nesta terça-feira, 16, a campanha de prevenção e combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chicunguya. Para reforçar o time de agentes comunitários de saúde (ACS), urbanos, estão nesta batalha 10 militares do 12° Regimento de Cavalaria Mecanizada de Jaguarão, sob o comando do Tenente Valadão, que permanecem na cidade até quinta-feira, 18.
Para dar as boas vindas e iniciar a campanha, os militares do 12º RCM e os ACS foram recebidos pelo prefeito Ildo Sallaberry em seu gabinete. Para ele, esse reforço fará muita diferença na comunidade, “Essa é uma grande preocupação na América Latina, mesmo que não tenhamos registros de nenhum caso, é sempre importante prevenir. Estamos muito contentes com este apoio do exército e contamos com a colaboração da comunidade, parte principal neste processo”, enfatiza Sallaberry.
A Secretária de Saúde interina, Daiane Rodrigues acredita que com o apoio recebido durante esses três dias, a meta urbana será atingida em 100%. Ela explica que após esse período intenso junto aos militares, os ACS continuarão o trabalho de prevenção ao mosquito seguindo cronograma mensal, bem como os agentes rurais, que já estão inseridos na campanha.
Lembrando que é importante estar atento que a larva do mosquito se prolifera em água limpa, por isso, deve-se manter a caixa d’água com a tampa fechada, as calhas sem acumulo de água e areia nos vasos de plantas. Se caso observar os sintomas como, febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo, procure imediatamente a unidade de saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário