terça-feira, 15 de março de 2016

Herval: Secretário busca respostas sobre Sta Casa em Jaguarão

20160301_151849
Presidente da Azonasul, Deputado Zé Nunes e gestores da região também acompanharam a agenda – Foto Assessoria de Imprensa de Jaguarão
Por tratar-se de um hospital de porte médio e referência para a região Sul que impacta diretamente o município de Herval e o vizinho Arroio Grande, a Santa Casa de Caridade de Jaguarão que vem enfrentando graves problemas financeiros, por falta de repasse do governo estadual, foi motivo de reunião com os representantes do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), no dia 1º de março em Porto Alegre.
Em solidariedade e buscando um posicionamento sobre a situação, o Secretário de Saúde Dioner Azambuja esteve juntamente com O prefeito Cláudio Martins, o presidente da Santa Casa de Caridade, João Cláudio Pedroza e o secretário municipal de Saúde, Celso Caetano, onde puderam apresentar os impactos gerados na região, e ouvir o Estado em relação à precariedade da saúde pela falta de assistência e serviços que deixa aproximadamente 54 mil pessoas desamparadas.
Segundo as informações divulgadas pelo município de Jaguarão, a dívida do governo do Rio Grande do Sul com o hospital já soma R$1.219.148,43, o que resultou na suspensão temporária do atendimento de pacientes em geral através do SUS. O município de Jaguarão já investiu mais de três milhões e afirma não ter mais condições para manter todos os serviços. Frisando que os municípios de Herval, Arroio Grande e Jaguarão, estão em dia com os convênios e repasses aos hospitais, a falta de pagamento é por parte do Estado.
Secretário de Saúde Dioner Azambuja
Para o Secretário Dioner, a situação é caótica, ele explica que as gestantes fazem o pré- natal, e o acompanhamento de perto nas Unidades Básicas de Saúde do município, só que na hora do parto, as gestantes têm que percorrer um longo caminho que pode ser um risco a vida delas e dos bebês “Até agora já mandamos três gestantes de baixo risco para Santa Vitória, ao invés de 100 km até Jaguarão, agora elas tem que andar 400 km para fazer o parto no Hospital que tem nos recebido e sido nosso grande parceiro, só que o risco para elas é muito grande, algo precisa ser feito” desabafa o Secretário.
Segundo as informações obtidas na reunião, o estado reconhece a dívida e disse estar com todos os recursos empenhados, porém alega que não possui o recurso para realizar o pagamento, e também não pode dar nenhuma previsão sobre quando poderia liberar os recursos, mas afirma que a Santa Casa deve receber os municípios de Herval e Arroio Grande, como consta no programa Rede Cegonha e deve prestar os atendimentos as gestantes. O Prefeito Claudio de Jaguarão está propondo uma audiência pública para explicar a situação e também cogitou a possibilidade de solicitar ajuda aos municípios vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário